A apresentar resultados para:
Ordem
Mais Recentes
Mais Recentes Mais Antigas
Data
Tudo
Na Última Hora Últimas 24 Horas Últimos 7 Dias Último Mês Último Ano Tudo Datas específicas

União Europeia acusa ‘media’ pró-Kremlin de desinformação

epa08280628 European High Representative of the Union for Foreign Affairs, Josep Borrell gives a press conference on the EU / Africa strategy of the European Commission  in Brussels, Belgium, 09 March 2020.  EPA/OLIVIER HOSLET

Bruxelas, 18 mar 2020 (Lusa) -- A União Europeia acusou os 'media' russos próximos do Kremlin de colocarem em risco a vida das pessoas, com uma campanha de desinformação sobre os esforços para combater a pandemia.

"Uma campanha de desinformação sobre a Covid-19 está a crescer e a sua fonte está na Rússia ou pode ser atribuída a entidades identificadas como pró-Kremlin", disse o porta-voz do chefe da diplomacia europeia, Josep Borrell.

"Temos contactado com a Rússia, mas os russos respondem 'não, não somos nós'", acrescentou Borrell.

"Se houvesse pelo menos um exemplo concreto, eu poderia comentar. Mas essas são mais uma vez acusações gratuitas", respondeu, horas depois, o porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov.

No entanto, as autoridades da União Europeia dizem que a unidade de desinformação criada no Serviço Europeu para a Ação Externa conseguiu identificar a origem de certas desinformações, que terão partido da Rússia.

"O RT Spanish, uma cadeia de TV paga em língua espanhola, com sede em Moscovo, é a 12ª fonte mais consultada de informações sobre o coronavírus", segundo um relatório de 18 de março.

"Os 'media' pró-Kremlin não parecem ser a fonte da desinformação. Eles apenas amplificam teorias que têm as suas origens em outros lugares, por exemplo, na China, no Irão ou na extrema direita. Essa tática permite evitar a acusação de criar desinformação, alegando que apenas relatam o que os outros dizem", afirmou a unidade de combate às 'fake news' da União Europeia, nesse relatório.

RJP // ANP

Lusa/Fim