A apresentar resultados para:
Ordem
Mais Recentes
Mais Recentes Mais Antigas
Data
Tudo
Na Última Hora Últimas 24 Horas Últimos 7 Dias Último Mês Último Ano Tudo Datas específicas

EDMO: Desinformação sobre guerras e fraudes ‘online’ afetam países europeus em junho

epa12182835 A handout satellite image made available by Maxar Technologies shows the Fordo (Fordow) nuclear facility, Iran, 14 June 2025 (issued 18 June 2025). Israel has been conducting strikes across Iran since 13 June, targeting nuclear, military and energy facilities, prompting Iran to launch retaliatory waves of missiles and drones toward Israel.  EPA/MAXAR TECHNOLOGIES HANDOUT -- MANDATORY CREDIT: SATELLITE IMAGE 2025 MAXAR TECHNOLOGIES -- THE WATERMARK MAY NOT BE REMOVED/CROPPED --HANDOUT EDITORIAL USE ONLY/NO SALES

Lisboa, 20 jun 2025 (Lusa) – Desinformação sobre fraudes em redes sociais, guerra na Ucrânia e ofensiva militar no Médio Oriente domina alguns países da Europa, segundo o mapa de verificação de factos do Observatório Europeu dos Media Digitais (EDMO) de junho, divulgado hoje.

No documento, o observatório destacou no plano ibérico (liderado pelo IBERIFIER) a existência de 59 páginas fraudulentas no Facebook que fingem ser serviços de transportes públicos em 47 cidades para enganar os cidadãos.

“As publicações destas 59 páginas fraudulentas no Facebook apareceram mais de 900.000 vezes entre janeiro e maio, graças à publicidade paga no Facebook e no Instagram”, lê-se na informação divulgada, que acrescenta que o objetivo passa por roubar informações pessoais e bancárias das pessoas.

No caso francês, a organização salienta desinformação sobre a ofensiva militar israelita em Gaza, onde “ressurge a questão da classificação jurídica dos atos perpetrados pelo exército israelita”.

Já em Itália e na Alemanha, o conflito na Ucrânia continua a ser o tema mais afetado pela desinformação. Embora as falsas notícias relacionados com este assunto tenham diminuído para metade em relação ao mês anterior, “a desinformação relacionada com a União Europeia e a relacionada com a imigração também estão a diminuir”.

Além destes temas, em maio a Alemanha também se viu envolvida em desinformação referente a uma afirmação viral que sugere que todos os desempregados no país são imigrantes.

Na Lituânia, um dos casos de desinformação referente à guerra na Ucrânia prende-se com o facto de as “redes sociais têm apresentado repetidamente vídeos que mostram funcionários dos Centros de Recrutamento Territorial (TRC) da Ucrânia a deter homens nas ruas”.

Já na Irlanda, a desinformação dominante em junho afirmava que “os protetores solares podem ser perigosos, impedir a absorção de vitamina D e cozer a pele das pessoas”.