Espanha vai ter um milhão de euros para defender reputação do país

epa07201199 A large Spanish national flag is seen as hundreds of pro-unity demonstrators take part in a protest called by the Foundation of the Defense of the Spanish Nation (DENAES) at the Colon square in Madrid, Spain, 01 December 2018.  EPA/CHEMA MOYA

Madrid, 03 mar 2019 (Lusa) -- A secretária de Estado da Espanha Global, Irene Lozano, vai contar este ano com um orçamento de cerca de um milhão de euros para melhorar a reputação do país no mundo, de acordo com a agência EFE.

A governante falava durante a Comissão de Relações Exteriores do Congresso dos Deputados, sublinhándo que "a principal ameaça à imagem de Espanha é a desinformação", e que se trata de "um dos principais desafios das democracias".

Irene Lozano viajou para Bruxelas, na Bélgica, e para Londres, no Reino Unido, para explicar os projetos e entrar em contacto com cidadãos espanhóis emigrados nessas capitais e que "estão dispostos a contribuir para a reputação de Espanha" no estrangeiro.

"É um projeto de país", sublinhou a secretária de Estado da Espanha Global, acrescentando que "não se trata de patrimonializar a bandeira e os pontos fortes do país", mas melhorar a imagem que a Espanha tem no mundo, que melhora as perspetivas sociais do país, além de fomentar melhores oportunidades de negócio e turismo.

Durante a comissão, o deputado Fernando Maura referiu que o trabalho que vai ser desenvolvido "contribuiu para desmantelar a lenda negra da Espanha no exterior, para a qual, sem dúvida, alguns contribuíram de dentro".

 

André Campos Ferrão