Fake News: Google lança novas ferramentas vocacionadas para as eleições
Lisboa, 24 abr 2019 - A Google vai criar novas ferramentas para os utilizadores adaptadas a um ano de eleições em Portugal, um pacote com o objetivo de informar eleitores, apoiar campanhas e proteger eleições, anunciou hoje a empresa.
Criado especificamente para as eleições, vai ser introduzido um novo processo de verificação de anunciantes que vão focar as suas campanhas nas eleições europeias e será também lançado um relatório de transparência, explicou hoje em Lisboa a responsável de Políticas Públicas da Google em Portugal, Helena Martins.
Este relatório visa mostrar de forma transparente toda a publicidade política que é feita no motor de busca Google, Youtube e noutros parceiros do grupo.
O esforço de combate contra a desinformação continua a ser uma aposta da Google, que depois de três anos sobre o lançamento do Fundo DNI, iniciativa destinada a apoiar o jornalismo de elevada qualidade através da tecnologia e a inovação, apoiou um total de 662 projetos em mais de 30 países, sendo que 32 são projetos portugueses.
No Google Notícias vai passar a ser mais rápido aceder a notícias relacionadas com as eleições com a criação de um separador dedicado às Europeias de 2019.
Também foram anunciadas novas ferramentas no Youtube, de forma a destacar notícias com conteúdo confiável em mais países da Europa.
Em relação às eleições europeias está para breve o lançamento do projeto 'Factcheck UE' que resulta de um esforço colaborativo de 19 órgãos de comunicação social europeus para combater a desinformação, apoiado pela Google.
JPF // MSF
Lusa/Fim