A apresentar resultados para:
Ordem
Mais Recentes
Mais Recentes Mais Antigas
Data
Tudo
Na Última Hora Últimas 24 Horas Últimos 7 Dias Último Mês Último Ano Tudo Datas específicas

França anuncia criação de agência de combate à manipulação da informação

Paris, 02 jun 2021 (Lusa) - A França prepara-se para criar uma agência nacional de combate à manipulação de informação com origem no estrangeiro que visa "desestabilizar o Estado", anunciou hoje o secretário-geral da Defesa e Segurança Nacional (SGDSN), Stéphane Bouillon.

Este novo serviço, ligado ao SGDSN, deverá iniciar as suas atividades em setembro e mobilizar até 60 pessoas que irão trabalhar com fontes abertas, ou seja, a partir de dados públicos, disse Bouillon durante uma audiência perante a comissão de defesa na Assembleia Nacional.

Para Stéphane Bouillon, "não se trata de corrigir ou repor a verdade, mas sim de poder detetar os ataques vindos do estrangeiro".

"Não se trata de fazer serviço de informação, o que nos interessa é o que se está a tornar uma pandemia de informação" e é proveniente "de um país estrangeiro ou de uma organização estrangeira que visa desestabilizar o Estado a nível político", sublinhou.

Bouillon assinalou que isso permitirá a políticos, diplomatas, justiça e imprensa perceber que das 400 mil informações divulgadas na rede social Twitter sobre um determinado assunto, 200 mil são criadas a partir de 'bots' (contas automatizadas).

"O nosso objetivo é detetar o mais rápido possível algo que está a crescer e poder denunciar o 'incendiário'. Depois de a floresta ser queimada, é triste, mas é tarde demais", concluiu.

Várias eleições serão alvo de particular atenção nos próximos meses, referiu a SGDSN, como as eleições gerais na Alemanha no final de setembro, "para poder tirar lições".

 

Cristina Rosa