A apresentar resultados para:
Ordem
Mais Recentes
Mais Recentes Mais Antigas
Data
Tudo
Na Última Hora Últimas 24 Horas Últimos 7 Dias Último Mês Último Ano Tudo Datas específicas

Fundo europeu financia ensino do jornalismo com 1 milhão de euros

epa07605210 An European flag hangs outside The Greens' party headquarters in Berlin, Germany, 27 May 2019. The Greens experienced a raise up to 20 percent of the votes in the European elections in Germany. The European Parliament election was held by member countries of the European Union (EU) from 23 to 26 May 2019.  EPA/FELIPE TRUEBA

Redação, 07 mai 2021 (Lusa) - A Comissão Europeia abriu as candidaturas para que universidades de jornalismo se candidatem a uma subvenção de 1 milhão de euros, com o objetivo de aprofundar os conhecimentos sobre a Europa e reduzir a desinformação da UE.

A política de coesão desenvolvida pela União Europeia, dirigida aos estudantes de jornalismo, procura aumentar o número de jornalistas especializados em assuntos da UE e contribuir para a cobertura informada das políticas e iniciativas europeias.

Os beneficiários irão desenvolver um currículo e materiais didáticos para um curso sobre a União Europeia, de maneira a que os jornalistas reúnam competências para identificar as notícias falsas e façam a verificação de factos.

«Esta iniciativa irá permitir aos futuros jornalistas conhecer a União Europeia e compreender melhor a forma como a UE está a apoiar o desenvolvimento das suas regiões e municípios. A Comissão está empenhada em incentivar a formação, a investigação e a reflexão sobre as bases da União, o trabalho em curso e o seu futuro», declara Elisa Ferreira, Comissária responsável pela Coesão e Reformas.

As propostas podem ser apresentadas por instituições de ensino que ensinem jornalismo a nível de licenciatura ou mestrado e o prazo de candidaturas termina no dia 24 de agosto de 2021.

As instituições candidatas têm que estar localizadas num Estado-membro da UE e estarem acreditadas ao abrigo da legislação desse país.

 

Nicole Gouveia