Governo britânico financia plataforma para o combate da desinformação

Redação, 07 mai 2021 (Lusa) - O Ministério dos Negócios Estrangeiros britânico anunciou um novo investimento de 8 milhões de libras, cerca de 9,2 milhões de euros no serviço internacional da BBC para combater a "desinformação".
Desde 2016, o Ministério dos Negócios Estrangeiros gastou 378 milhões de libras para promover o lançamento da BBC noutros países, num período em que as audiências para os seus canais internacionais aumentaram 40%, particularmente na Índia e em África.
"Num mundo em que os Estados e grupos criminosos manipulam as notícias para explorar outros, é vital que protejamos o jornalismo independente e objetivo", disse o ministro dos Negócios Estrangeiros, Dominic Raab.
O chefe da diplomacia britânica salientou que os fundos adicionais permitirão ao serviço estrangeiro da BBC "alcançar muito mais pessoas em todo o mundo" e "combater aqueles que distorcem a verdade para enganar o público".
Entre a desinformação a combater, o governo britânico prioriza a educação sobre as vacinas e sobre a pandemia do novo coronavírus.
"Em alguns casos, existem meios de comunicação social em horário nobre que culpam os Estados Unidos por criarem artificialmente a pandemia e beneficiarem financeiramente da mesma", disse o Ministério dos Negócios Estrangeiros.
O Diretor Geral da BBC, Tim Davie, saudou o novo financiamento e disse que "o papel positivo do serviço mundial no fornecimento de notícias imparciais, que, estou confiante, nunca foi tão necessário".
Nicole Gouveia