A apresentar resultados para:
Ordem
Mais Recentes
Mais Recentes Mais Antigas
Data
Tudo
Na Última Hora Últimas 24 Horas Últimos 7 Dias Último Mês Último Ano Tudo Datas específicas

Literacia mediática é “a chave” para qualquer política de apoio aos media – secretário de Estado

epa07541880 (ILLUSTRATION) - A person scrolls the screen of a mobile phone while loading information on how to counter 'fake news' in New Delhi, India, 02 May 2019. India's elections are half-way through and politicians in the world's largest democracy are intensely using social media to woo voters amid fake news and misinformation concerns in a country with over 560 million internet subscribers.  EPA/HARISH TYAGI

Lisboa, 15 mai 2020 (Lusa) - O secretário de Estado do Cinema, Audiovisual e Media, Nuno Artur Silva, defendeu hoje que a literacia mediática é "a chave" para qualquer política de apoio aos media e é um fator "absolutamente essencial" para a força da democracia.

O governante falava numa intervenção na Cimeira da Literacia, via 'online', uma iniciativa da Associação Portuguesa de Imprensa, que esta manhã debateu "a desinformação, a manipulação jornalística e as 'fake news' em tempos de pandemia'.

"A literacia mediática é, de facto, a chave para qualquer política de apoio aos meios de comunicação social", afirmou Nuno Artur silva.

"Não adianta estar a promover a leitura de jornais se não fizermos simultaneamente a promoção da literacia mediática, isto é, da capacidade de qualquer cidadão, seja de que idade for, poder descodificar, compreender e ler de maneira clara os sinais do seu tempo", prosseguiu o secretário de Estado.

Nuno Artur Silva considerou que a literacia mediática é "cada vez mais um fator absolutamente essencial para a força e para a vitalidade de qualquer democracia".

Recordando que esta é uma das prioridades da secretaria de Estado dos media, "a defesa e a promoção do desenvolvimento de políticas de literacia mediática", o governante salientou o papel das escolas sobre esta matéria e destacou o trabalho conjunto com o seu homólogo da Educação, João Costa, em iniciativas que promovem a literacia mediática junto das escolas.

"A literacia mediática é um domínio que toca a todas as pessoas de todas as idades", afirmou, sublinhando que também é "fundamental" para os mais velhos, "numa altura em que o jornalismo e a informação estão tão minados precisamente pelos seus antagonistas que são a desinformação e, sobretudo, a desinformação premeditada e feita com objetivos que não têm nada a ver com o esclarecimento".

E, por isso, "minam a informação, o efeito jornalístico e, em última análise, a própria democracia", apontou.

"Nunca será demais louvar a importância da literacia mediática e todas as iniciativas" que a promovam "terão o apoio desta secretaria de Estado e o incentivo para que possam chegar as mais pessoas", rematou Nuno Artur Silva.

 

 

Alexandra Luís