A apresentar resultados para:
Ordem
Mais Recentes
Mais Recentes Mais Antigas
Data
Tudo
Na Última Hora Últimas 24 Horas Últimos 7 Dias Último Mês Último Ano Tudo Datas específicas

Organização europeia cria guia que identifica desinformação em tempo eleitoral

Lisboa, 07 abr 2025 (Lusa) -- A organização europeia EUvsDisinfo desenvolveu um guia que permite identificar a desinformação em períodos eleitorais, alertando, por exemplo, para títulos sensacionalistas criados para chamar à atenção e que não respeitam critérios noticiosos. 


De acordo com a organização europeia, em tempo de eleições é preciso estar vigilante, ter cuidado com os títulos concebidos para gerar envolvimento sem ter em conta a exatidão, avaliando "o conteúdo das notícias para além dos títulos sensacionalistas".


"Uma das melhores formas de identificar a desinformação é prestar atenção à linguagem", notícias carregas de emoção "podem fazer parte de uma campanha de interferência estrangeira destinada a influenciar a opinião pública", pelo que é necessário procurar informação clara, sem emoções e baseada em factos.


Outro aspeto apontado para conter a disseminação de informação falsa passa por "tomar medidas proativas para verificar a exatidão das informações antes de as partilhar, em especial nas plataformas de redes sociais que são vulneráveis à manipulação".


Cultivar o hábito de fazer uma pausa antes de partilhar conteúdos, especialmente nas redes sociais é também uma das formas e evitar a propagação de notícias falsas, "reserve um momento para ir além do título, analisar os pormenores e avaliar a credibilidade da fonte".


Além disso, tendo em conta a probabilidade de existiram táticas de desinformação sofisticadas e difíceis de identificar, é importante comparar sempre as notícias procurando várias fontes fidedignas para contrariar a manipulação e as narrativas falsas.


"A desinformação pode propagar-se através de conteúdos multimédia não textuais", pelo que é necessário ter cuidado ao encontrar conteúdos visuais que acompanhem notícias, pois "as imagens e vídeos manipulados são táticas comuns nas campanhas de desinformação", sendo importante verificar o contexto dos elementos multimédia.


Manter-se informado é também uma das estratégias mais comuns e utilizadas, pois contribui para fomentar uma cultura de pensamento crítico e de literacia mediática, de forma a criar resistência contra a desinformação.


É também relevante "comunicar ativamente casos de desinformação e de propagação de ódio às autoridades ou plataformas competentes".


A EUvsDisinfo é composta por uma equipa de especialistas em desinformação, fazendo parte do serviço diplomático da União Europeia (UE). 



PYR // JNM


Lusa/Fim