Iberifier quer consolidar-se como observatório permanente

Lisboa, 21 jun 2023 (Lusa) - O coordenador do Iberifier, Ramón Salaverría, afirmou hoje que o plano "é continuar com os trabalhos" do projeto, da qual a Lusa é parceira, e "consolidar o Iberifier como um observatório com vocação de permanência".
Ramón Salaverría falava na conferência "Desinformação - Os Imapctos na Península Ibérica", organizada pela Lusa, e onde será apresentado um estudo sobre o impacto da desinformação na sociedade, e que conta com o presidente da Assembleia da República, Augusto Santos Silva, como orador.
"Temos planos de continuar o nosso trabalho", afirmou Ramón Salaverría, referindo que nestes dias que vai estar em Lisboa a equipa vai "trabalhar no desenvolvimento" e "dar continuação ao projeto".
"O nosso plano é continuar com os trabalhos e, na verdade, consolidar o Iberifier como um observatório com vocação de permanência", acrescentou o responsável.
Ramón Salaverría, enquanto coordenador do projeto Iberifier, abordou o papel do observatório de media digitais e da desinformação.
O Iberifier é um projeto que visa combater a desinformação e integra 23 centros de investigação e universidades ibéricas, as agências noticiosas portuguesa, Lusa, e espanhola, EFE, e 'fact checkers' como o Polígrafo e Prova dos Factos - Público, de Portugal, e Maldita.es e Efe Verifica, de Espanha.
O estudo será apresentado por Ángel Badillo Matos (ElCano), Maria Jose Rementeria (BSC), Vania Baldi e Miguel Paisana (OberCom), decorrendo depois um debate com os autores do relatório, moderado pela diretora de informação da Lusa, Luísa Meireles.
Neste estudo participaram os investigadores Ángel Badillo Matos e Félix Arteaga (Real Instituto Elcano), Vania Baldi, Miguel Paisana, Miguel Crespo e Gustavo Cardoso (OberCom), Maria José Rementería, Olivier Philippe, Blanca Calvo e Nataly Buslón (Barcelona Supercomputing Centre), Paulo Hernández Escayola (Fundación Maldita.es), e Juan Gómez Romero e Miguel Molina-Solana (Universidad de Granada).
O consórcio Iberifier é um dos 14 observatórios multinacionais de meios digitais e desinformação promovido pela Comissão Europeia, tem como coordenador Ramón Salaverría, da Universidade de Navarra, e inclui, entre outras, a Universidade Carlos III, de Santiago de Compostela, de Espanha, e ISCTE -- Instituto Universitário de Lisboa e Universidade de Aveiro, de Portugal.
ALU/NS // EA
Lusa/Fim