A apresentar resultados para:
Ordem
Mais Recentes
Mais Recentes Mais Antigas
Data
Tudo
Na Última Hora Últimas 24 Horas Últimos 7 Dias Último Mês Último Ano Tudo Datas específicas

Ucrânia: Canal de televisão russo RT suspenso pela UE lança serviço em sérvio

Belgrado, 15 nov 2022 (Lusa) -- O canal de televisão estatal russo Russia Today (RT), cujas retransmissões estão suspensas na União Europeia (UE) desde o início da guerra na Ucrânia, lançou hoje um serviço de informação em sérvio.


O portal RT Balkan refere que vai reportar "eventos regionais e internacionais de um ponto de vista alternativo" e que o início da difusão televisiva na Sérvia é esperado antes de 2024.


"Os leitores das regiões vão ter agora acesso à RT em língua sérvia, que lhes vai oferecer uma imagem mais completa do mundo atual. Para nós é um grande desafio fazer parte do espaço mediático dos Balcãs", disse a diretora da RT Balkan, Jelena Milincic.


O RT Balkan também pode ser alcançado através de redes sociais como Facebook, Twitter, Instagram ou Telegram.


A RT alberga os portais 'online' em árabe, alemão, espanhol, francês e inglês, além do russo.


A UE suspendeu em 02 de março a transmissão dos órgãos de comunicação social russos Sputnik e Russia Today "até que a agressão à Ucrânia termine e até que a Federação russa e os seus meios associados para de realizar ações de desinformação".


O eurodeputado sérvio Vladimir Bilcik criticou a entrada da RT no país, candidato à adesão à UE, e que, embora tenha condenado a invasão da Ucrânia, não aderiu às sanções comunitárias contra a Rússia.


"Ver como a propaganda russa regressa à Sérvia com o lançamento da RT é contra o compromisso da Sérvia de trabalhar para alinhar a sua política externa com a europeia", observou.



JML // RBF


Lusa/Fim