A apresentar resultados para:
Ordem
Mais Recentes
Mais Recentes Mais Antigas
Data
Tudo
Na Última Hora Últimas 24 Horas Últimos 7 Dias Último Mês Último Ano Tudo Datas específicas

Facebook e Instagram restringem acesso a RT e Sputnik

epa09506182 Facebook, WhatsApp and Instagram icons are seen on a mobile device in Belgrade, Serbia, 04 October 2021. Facebook's services and applications: Instagram, WhatsApp and Messenger went down on Monday 04 october in various parts of the world, users denounced on the Downdetector website.  EPA/ANDREJ CUKIC

Washington, 01 mar 2022 (Lusa) -- A empresa gestora de participações sociais que controla a Facebook e a Instagram informou que está a restringir o acesso aos meios russos RT e Sputnik na Europa, controlados pelo Estado, pela preocupação de estarem a divulgar desinformação.

A decisão da Meta, baseada em Menlo Park, no Estado da Califórnia, tomada na segunda-feira, segue-se ao seu anúncio, feito durante o fim de semana, de que iria banir publicidade daqueles meios estatais russos e já tinha removido uma rede de 40 contas falsas, páginas e grupos que publicavam argumentos pró-russos.

A rede usava pessoas fictícias que se apresentavam como jornalistas e peritos, mas ainda não tinha uma audiência relevante.

A RT e a Sputnik são parte da máquina de propaganda russa, que espalha perspetivas de apoio à invasão russa da Ucrânia, ao mesmo tempo que procura descredibilizar e criticar a resposta de outros Estados.

RN//RBF

Lusa/fim