UE investe mais de 6 ME em projetos transfronteiriços de media sobre assuntos europeus

Bruxelas, 04 mar 2021 (Lusa) -- A Comissão Europeia anunciou hoje um investimento de mais de seis milhões de euros em projetos transfronteiriços de media para promover "debates e informação" sobre temas da União Europeia (UE), um dos quais inclui a estação portuguesa RTP.
Em comunicado, a instituição divulga os vencedores de "vários convites à apresentação de propostas que irão produzir e divulgar em toda a Europa conteúdos mediáticos sobre temas europeus", notando estarem em causa consórcios transfronteiriços com "total independência editorial [que] oferecerão formatos inovadores e atrativos em várias línguas cobrindo assuntos europeus, bem como iniciativas com ênfase específica nos jovens europeus".
Dada a pandemia de covid-19, a responsável diz ainda ser "mais importante do que nunca apoiar e dar mais espaço à informação, a fim de combater a difusão da desinformação".
Um dos projetos vencedores é liderado pela empresa pública de radiodifusão da Alemanha Deutsche Welle e conta com a participação da RTP, tendo sido "proposto pelo Parlamento Europeu para enriquecer o debate pan-europeu entre jovens europeus".
Outro projeto centra-se num Centro Europeu de Notícias de Dados, composto por agências noticiosas como a francesa Agence France-Presse, a alemã Deutsche Presse-Agentur e a italiana Agenzia Nazionale Stampa Associata.
Juntamente com outras iniciativas, este centro irá lançar "projetos para empresas de comunicação social e jornalistas para tirar partido do jornalismo orientado por dados para produzir conteúdos inovadores e atrativos com infografias, vídeo, áudio, 'podcasts' ou histórias de texto sobre assuntos europeus", de acordo com o executivo comunitário.
Dos projetos vencedores consta ainda uma "iniciativa pioneira 'online' para os meios de comunicação social de serviço público a fim de oferecer notícias produzidas por homólogos em toda a Europa noutras línguas", liderada pelo serviço de radiodifusão da União Europeia (EBS) e pelo canal da Associação Relativa à Televisão Europeia (ARTE).
"Todas estas iniciativas fazem parte de um esforço mais amplo para apoiar a liberdade e o pluralismo dos meios de comunicação social na UE", observa ainda a Comissão Europeia.
Citada pela nota de impressa, a vice-presidente do executivo comunitário para os Valores e Transparência, Vera Jourová, afirma que este apoio visa dar uma "mensagem clara" aos jornalistas e empresas de media na Europa.
"Apoiaremos incessantemente este tipo de iniciativas transfronteiriças e apresentaremos mais projetos no futuro. Continuaremos a promover um panorama pluralista e multilingue dos meios de comunicação social, respeitando plenamente a independência editorial", adianta Vera Jourová.
Ana Matos Neves