A apresentar resultados para:
Ordem
Mais Recentes
Mais Recentes Mais Antigas
Data
Tudo
Na Última Hora Últimas 24 Horas Últimos 7 Dias Último Mês Último Ano Tudo Datas específicas

Vídeo de “imigrante” que André Ventura quer expulsar é ‘meme’ com cidadão bengali em viagem para Arábia Saudita

O presidente do Chega (CH), André Ventura (D), durante uma visita à União de Associações do Comércio e Serviços (UACS), em Lisboa, 23 de junho de 2025. ANTÓNIO PEDRO SANTOS/LUSA

Lisboa, 08 jul 2025 (Lusa Verifica) – Se depender de André Ventura, os alegados “imigrantes prestes a chegar” a Portugal “também estarão prestes a sair”. Mas o vídeo que partilhou é um ‘meme’ com imagens de uma viagem entre o Bangladesh e a Arábia Saudita.

Alegação: “imigrantes ameaçam Ventura” e deputado defende a sua expulsão

No domingo, 06 de julho, o presidente do Chega partilhou nas redes sociais um vídeo de um cidadão indostânico a bordo de um avião, onde se lia “André Ventura, estamos prestes a chegar”, mensagem à qual André Ventura respondeu “se depender de mim, também estarão prestes a sair”, seguida dos ícones de três aviões, publicações que só no X e no Instagram já somam mais de 1,1 milhões de visualizações (https://archive.ph/gxEVn e https://archive.ph/c8Ih2).

Esse vídeo já tinha circulado no X em abril, em várias contas de teor racista e xenófobo, que encararam as imagens como uma ameaça ao líder do Chega, como neste exemplo já com mais de 276 mil visualizações - https://archive.is/6FnIr -, bem como noutras plataformas, como o Reddit: https://archive.ph/JYqCQ.

Factos: o vídeo é um ‘meme’ feito a partir de um vídeo de uma viagem entre o Bangladesh e a Arábia Saudita 

Um conjunto de pesquisas reversas de alguns dos fotogramas do vídeo permitiu perceber que aquele vídeo foi divulgado a 24 de abril por uma conta que diz publicar ‘os melhores memes portugueses’ no Instagram (https://archive.ph/2Ua4y) e que circulam outras versões jocosas ou xenófobas em inglês, árabe e alemão, mas sem referências a Portugal (exemplo: https://archive.ph/oYKla).

Permitiu também constatar que a versão partilhada por André Ventura é um plágio de outra publicada na véspera por outra conta do Instagram, onde já conta com 1,6 milhões de visualizações: https://archive.ph/Ggpni.

A consulta dessa conta durante o dia de segunda-feira revelou que o autor, Dayson Majestade, estava a publicar um conjunto de reações críticas ao deputado, que classificou de “oportunista” por usar aquele ‘meme’ “só para alimentar o ódio no público dele” sem conhecer o contexto das imagens e o destino do voo (exemplos: https://perma.cc/UCZ8-ELFR, https://perma.cc/77T5-JU6Y e https://perma.cc/49B6-5KSH).

No mesmo processo de pesquisa resultou ainda na identificação do vídeo original publicado no TikTolk a 06 de Janeiro, na conta de um cidadão do Bangladesh, onde já foi visto mais de 3,5 milhões de vezes: https://archive.is/EbHd9. Na descrição original do vídeo surge apenas a descrição ‘Medina’, a cidade saudita que é um dos principais locais sagrados para os muçulmanos.

Uma análise ao canal de Kuddus Monir, cujo lema é ‘a minha religião é dedicar-me ao bem-estar da humanidade’, permite encontrar outros vídeos do voo e da visita a Medina, na Arábia Saudita, nomeadamente à Mesquita do Profeta (exemplo: https://archive.ph/wyGy8). Contudo, não permitiu estabelecer qualquer relação daquela viagem ou daquele bengali com Portugal.

Contraditório

A Lusa Verifica tentou contactar Kuddus Monir, mas não obteve resposta. No entanto, conseguiu falar com Dayson Majestade, que se mostrou surpreendido com a utilização abusiva que foi feita do seu ‘meme’. “Todos sabem que o Ventura odeia imigrantes e aproveita qualquer vídeo para cultivar o ódio para a audiência dele, mas não esperava que ele iria pegar nesse ‘meme’ para ter likes, partilhas e principalmente comentários cheios de preconceitos”.

O jovem explica que “quem segue a [sua] página sabe que o conteúdo são ‘memes’” e que brinca “com tudo, seja preto, branco, imigrantes, etc.” “Aquele é um ‘meme’ sarcástico porque todos sabemos que [os imigrantes] não são bem-vindos no país. Por isso fi-lo com aquela descrição e com aquela música de fundo”, explica Dayson Majestade, de 28 anos, a viver atualmente em Londres.

A Lusa Verifica também questionou o deputado André Ventura e um dos seus assessores sobre qual a origem do vídeo, sobre se conhece a identidade da pessoa que filma ou o contexto real das imagens, bem como se o deputado tem autorização para difundir o vídeo nas redes sociais, mas não obteve resposta.

Avaliação Lusa Verifica: Falso

É falso que o vídeo divulgado pelo deputado André Ventura e por contas que promovem o racismo e a xenofobia constitua qualquer tipo de aviso ao líder do Chega ou a Portugal. Na verdade, não passa de um ‘meme’ feito a partir de um vídeo pessoal de um cidadão do Bangladesh que partilhou imagens de uma viagem de avião para Medina, na Arábia Saudita.

(Correção de 'link' no sétimo parágrafo em 24 de setembro de 2025)